As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 em idosos com 85 anos ou mais serão aplicadas nesta quinta-feira em Santa Maria. Para os idosos acamados, que ficam restritos ao leito ou que dependam de outra pessoa para necessidades básicas diárias, a vacinação terá início no dia 17 de fevereiro. No caso de idosos acamados, poderão receber doses todos aqueles acima de 60 anos, além de um cuidador para cada idoso vacinado. Entretanto, será necessário realizar um cadastro prévio, que está disponível a partir de quarta-feira. O cadastro é necessário para que a prefeitura saiba o quantitativo necessário para imunizar o grupo.
Crematório está sendo montado, mas abertura depende de licença
O cadastro poderá ser feito de duas formas. A pessoa responsável pelo paciente deve entrar em contato com a Central de Orientações da Vacina contra a Covid-19, a EnfClin, serviço realizado por meio de uma parceria entre a prefeitura e a Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) (veja como abaixo). O contato se dará por telefone, e deverão ser repassados os dados do acamado e do cuidador. Caso não se tenha acesso à internet nem a telefone, a alternativa é o responsável pelo paciente se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde mais próxima. Na recepção da unidade, o atendente fará o cadastro.
Idosos com 85 anos ou mais moradores de distritos serão vacinados a partir do dia 18
A partir do cadastro, será projetada a logística para imunização dos grupos. A imunização será feita por vacinadores do município por meio de equipes volantes, conforme os endereços registrados no cadastro.
COMO FAZER O CADASTRO
- Na recepção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS)
- Pela Central de Orientações da Vacina contra a Covid-19
- Telefones - (55) 3025-9724, (55) 3025-9727 ou (55) 3025-9750
- WhatsApp - (55) 9 9941-7717 ou (55) 9 9608-9860
- Site - fismaenfclin.com.br